O GOLFE

O ESPORTE

O JOGO

Golfe é um desporto no qual os jogadores usam diversos tipos de tacos para arremessar uma bola para uma série de buracos numa vasta extensão de terreno, usando o menor número possível de tacadas. É um dos poucos desportos com bola que não exige uma área de jogo normalizada. Em vez disso, o desporto é praticado num campo de golfe, o qual geralmente consiste numa progressão de nove ou dezoito buracos. Cada buraco inclui uma área de terreno inicial (tee) e uma área final (green), na qual se encontra o buraco propriamente dito. Entre as duas áreas existem diversos tipos padronizados de terreno e obstáculos, e cada buraco possui uma configuração única. As competições de golfe são geralmente pontuadas em função do menor número de tacadas individuais, ou stroke play, ou a pontuação mais baixa em cada buraco individual durante uma ronda completa de um jogador ou de uma equipe, ou jogo por buraco. O formato do jogo por tacadas, no entanto, é o mais comum em todas as competições.

par do buraco

Desde o local de saída (tee) até o buraco, o número médio de tacadas necessárias para embocar a bola é um índice, chamado par do buraco, que ajuda a medir o desempenho do jogador. Conforme a distância, há buracos de par três (até 228 m), par quatro (até 430 m) ou par cinco (mais de 430 m). Para as mulheres, as distâncias são um pouco menores.

par do campo

A somatória total do par de todos os buracos dá origem a outro valor de referência, o par do campo. Se um campo tem par 71, quer dizer que um jogador regular deve, ao término dos 18 buracos, totalizar o mais próximo possível de 71 tacadas. Quando o par é 71 e o jogador termina os 18 buracos em 70 tacadas, é comum dizer que fez “um abaixo do par”; se terminou com 69, “dois abaixo do par”, e assim por diante. No mesmo par 71, se marcar 72, diz “um acima do par”; 73, “dois acima do par”, e assim sucessivamente.

etiqueta do jogo de golfe
GOLFE NO BRASIL

HISTÓRIA DO GOLFE NO BRASIL

A chegada do golfe ao Brasil ocorreu de forma curiosa. No final do século XIX, engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos – Jundiaí, a São Paulo Railway, convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe do país, na região atualmente situada entre a Estação da Luz e o rio Tietê.

A expansão da cidade em direção ao rio obrigou a transferência do campo, em 1901, para um local próximo à confluência das avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio, local este, até hoje, denominado “Morro dos Ingleses”, devido aos tais “ingleses” que jogavam seu golfe ali. Fundou-se então o “São Paulo Country Club”, que teve o primeiro campeonato interno vencido por J. M. Stuart, em 1903. Depois de nova transferência para o Jabaquara, o campo foi estabelecido definitivamente em 1915 num terreno cedido pela Light, na região de Santo Amaro, com o nome de São Paulo Golf Club. No mesmo ano surgiram mais dois campos, o Santana do Livramento Golf Club, no Rio Grande do Sul, e outro na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, num terreno que foi entregue a Henrique Lisboa Wright para saldar uma dívida, posteriormente transformado num campo de nove buracos. Wright é avô de Jesse Rinehart Jr., que anos mais tarde seria um dos fundadores e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

No Rio de Janeiro, na década de vinte, nasce o Gávea Golf & Country Club, encravado entre o mar e as montanhas, um dos campos mais bonitos do mundo. Na década de 30, o Itanhangá, cujo percurso atual em nada lembra o trajeto plano e fácil construído por aduladores para facilitar o jogo do presidente Getúlio Vargas, que não tinha bom desempenho no difícil campo do Gávea. Na mesma época foram construídos o Porto Alegre Country Club, no Rio Grande do Sul, e o Graciosa Country Club, no Paraná. Em 1939, surgia um garoto de Santana do Livramento (Mário Gonzales), com conquistas que marcariam para sempre a história do esporte no Brasil.

O CAMPO
GREEN FEE

TABELA 1 - green fee

TABELA 2 - DIVERSOS

*Os valores constantes deste anexo foram aprovados pelo Conselho Deliberativo e Fiscal em
10/03/2022 com vigência a partir de 01/04/2022.

aulas de golfe

As aulas de golfe são agendadas diretamente pelo telefone, e-mail ou contato do site. Acontecem de segunda a sábado entre 7 e 15 horas.

Os horários precisam ser previamente agendados com o “Starter” ou o “Head Pro”

Preços R$ 70,00 – 1 hora de aula

O Clube Capixaba de golfe oferece aulas gratuitas para iniciantes no golfe, aos sábados no horário de 9 as 11hs. Os interessados devem agendar previamente.

Secretaria -(27) 3251-1292
Head Pro Assis José de Souza – (27)99232-1626

Convênio de reciprocidade

CAXANGÁ GOLF & COUNTRY CLUB
CLUBE DE GOLFE DE BRASÍLIA
MORRO DO CHAPÉU GOLFE CLUBE
SANTOS SÃO VICENTE GOLF CLUB

CLUBE DE GOLFE AQUIRAZ RIVIERA
JOINVILLE COUNTRY CLUB
PETRÓPOLIS GOLF CLUBE
 TERESÓPOLIS GOLF CLUB

CAXANGÁ GOLF & COUNTRY CLUB
CLUBE DE GOLFE DE BRASÍLIA
MORRO DO CHAPÉU GOLFE CLUBE
SANTOS SÃO VICENTE GOLF CLUB
CLUBE DE GOLFE AQUIRAZ RIVIERA
JOINVILLE COUNTRY CLUB
PETRÓPOLIS GOLF CLUBE
 TERESÓPOLIS GOLF CLUB

HOLE in one e albatroz
CAMpeões anuais